PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
Bem Vindo, Visitante  Todos os Fórums
  ADVPL
Enviar para a impressoraImprimir  Enviar e-mail para um amigoEnviar Para um Amigo
Precisa estar Logado

Subject Assunto:
Emprego e Protheus pago (comercial)
Versão:
.
Plataforma:
.
Complemento:
DB:
.
Complemento:
LinkedIn
Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 26/03/2020, 02:13 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Eu estou com receio de aprender instalar e usar o Protheus na sua forma gratuita (não comercial), aprender programar em ADVPL Fundamental e não conseguir nenhum emprego de Programador ADVPL por causa de eu não ter dinheiro para pagar o Protheus e consequentemente não saber usar o Protheus na sua forma paga (comercial).

Se eu fui bem informado sobre o sistema Protheus da TOTVS, o sistema Protheus na sua forma gratuita (não comercial) serve para estudo e testes.

Eu terei a obrigação de saber usar o sistema Protheus na sua forma paga (comercial) para conseguir emprego de Programador ADVPL?

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário DON.JUNIOR DON.JUNIOR em 28/03/2020, 18:58 h
Local: RJ  Registro: 24/01/2016  Postagens: 152
Clark,

O Protheus é o mesmo, telas, recursos, arquitetura, etc.

A diferença é o suporte; caso precise de correção de alguma rotina padrão, ou atualização legal (novas leis), você precisará ter contrato com a Totvs pagando pela utilização do sistema.

Quanto ao mercado de trabalho, normalmente você começaria como jovem aprendiz ou estagiário, fazendo pequenos atendimentos e com o tempo vai evoluindo. Se ja possui experiência com desenvolvimento, vai entrar em uma equipe como Jr. auxiliando algum dev mais experiente.

Espero ter ajudado!
Don Junior

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 28/03/2020, 22:11 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Don Junior, obrigado pela resposta!

Eu quero estudar o que eu realmente posso estudar, se os Desenvolvedores ADVPL que não tem experiência tem a obrigação de usar o sistema Protheus pago (comercial), eu não devo perder tempo tentando aprender instalar o Protheus na sua forma gratuita (não comercial), tentando aprender usar a empresa 99 para estudo e testes e tentando aprender programar em ADVPL porque eu não posso pagar o Protheus.






Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 28/03/2020, 22:11 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Eu ainda estou com esta dúvida:

Os Desenvolvedores ADVPL que não tem experiência tem a obrigação de usar o sistema Protheus pago (comercial)?

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário DON.JUNIOR DON.JUNIOR em 28/03/2020, 23:29 h
Local: RJ  Registro: 24/01/2016  Postagens: 152
Como falei o sistema é o mesmo... 99 é somente um código, no meu note pessoal tenho uma base teste com a empresa 99; no trabalho tenho uma base teste cópia da produção com empresa 01.

Se você ainda não esta atuando na área, vai usando a 99 mesmo, quando arrumar uma vaga, normalmente você usa a base teste da empresa para desenvolver.

A ordem que posso te indicar é:
1 - Arquitetura;
2 - Configurador;
3 - APSDU;
4 - ADVPL;
5 - Operar o sistema (BONUS).

Pode começar direto pelo ADVPL, mas terá mais dificuldade; e os itens anteriores são relativamente rápidos de aprender.


Don Junior

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 28/03/2020, 23:38 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Don Junior,

Eu entendi que o sistema é o mesmo.

Mas eu ainda estou com essas dúvidas:

Os Desenvolvedores ADVPL que não tem experiência tem a obrigação de pagar algo para usar o sistema Protheus?

Os Desenvolvedores ADVPL que não tem experiência tem a obrigação de pagar algo para usar a base teste da empresa para desenvolver?

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 28/03/2020, 23:40 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Don Junior,

Qual é o conteúdo da TOTVS que eu devo ler para saber se as respostas que você postou neste tópico estão corretas?

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário TECLESOFT TECLESOFT em 29/03/2020, 00:15 h
Local: SP  Registro: 24/04/2012  Postagens: 215
Clark, ao que me parece você não atuam nem com sistemas ERP e nem como programador estou certo?
Antes de qualquer coisa gostaria de saber o que você faz para "ganhar a vida".
Sobre as respostas todas elas estão corretas do nosso amigo Don.
O que irá lhe fazer conseguir ou não um emprego quando tiver um pouco de vivencia seja na área operacional (funcional) como na parte de programação é o quanto você está disposto a ganhar para conseguir aprender no dia a dia de uma empresa e suas demandas de programação ou suporte operacional e sua dedicação em aprender utilizar/entender o protheus e rotinas comuns de qualquer empresa o que chamamos comumente de processo padrão. Dou-lhe aqui um exemplo..
Francesinha ou compensação entre carteiras.. Isso não foi o protheus que criou essas terminologias ou processos dentro de uma organização dentro do departamento financeiro, o Protheus apenas operacionaliza esse processo que existe em qualquer empresa.Então se você é uma pessoa que já conhece por exemplo esse termo financeiro e sabe como é o processo, aprende-lo dentro do Protheus é 10% de tudo.. Pois o que mais pega é que as pessoas alem de não conhecerem o processo ainda não sabem como fazer dentro do protheus por justamente não saber o processo logo não saberão nem como conseguir no protheus, o mesmo se aplica para programação, se você é uma pessoa que já conhece de programação logo não se estranha quando se fala de fila/pilha, array, laços de repetição.. então será simples aprender a fazer um laço de repetição no ADVPL pois seria apenas preocupar-se com sintaxe e claro funções e comandos especificos da linguagem e sua forma de aplicabilidade dentro do protheus onde temos por exemplo PE (pontos de entrada), funções dentro de campos, gatilhos formulas etc... Precisamos entender onde você esta para conseguir lhe ajudar a chegar onde vc pretende.

att,

teclesoft

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 29/03/2020, 03:11 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
TECLESOFT,

Você está certo, eu não trabalho nem com sistemas ERP e nem como programador.

Eu fiz perguntas sobre o que eu chamei de "sistema Protheus na sua forma paga (comercial) e na sua forma gratuita (não comercial) " porque eu decidi me basear na seguinte resposta do Julio Storino, resposta na qual ele disse que o sistema Protheus da TOTVS é um sistema pago, mas possui formas de uso gratuita (não comercial) por qualquer pessoa que deseje estudar ou realizar testes:


Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 29/03/2020, 03:12 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
"O sistema Protheus da TOTVS é pago?
R: Sim, é um sistema pago, mas possui formas de uso gratuita (não comercial) por qualquer pessoa que deseje estudar ou realizar testes.

Julio Storino
Consultor Protheus"

Este é o link do tópico dessa resposta do Julio Storino:

http://www.helpfacil.com.br/home.asp?qsTipo=f1&qsInfo1=1&qsInfo2=43146&qsInfo3=1

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 29/03/2020, 03:13 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Você disse nesse tópico que vocês
precisam entender onde eu estou para conseguir me ajudar a chegar onde eu pretendo nessa resposta:

"Precisamos entender onde você esta para conseguir lhe ajudar a chegar onde vc pretende."


Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 29/03/2020, 03:14 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Eu disse nesse tópico:

"Eu quero estudar o que eu realmente posso estudar, se os Desenvolvedores ADVPL que não tem experiência tem a obrigação de usar o sistema Protheus pago (comercial), eu não devo perder tempo tentando aprender instalar o Protheus na sua forma gratuita (não comercial), tentando aprender usar a empresa 99 para estudo e testes e tentando aprender programar em ADVPL porque eu não posso pagar o Protheus."


Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CLARK CLARK em 29/03/2020, 03:14 h
Local: PI  Registro: 27/01/2020  Postagens: 24
Eu entendi que o sistema Protheus é o mesmo... 99 é somente um código.

Eu não comecei estudar para ser um programador ADVPL por causa do receio de aprender programar em ADVPL e não conseguir nenhum emprego de Programador ADVPL por causa de não ter dinheiro para pagar o sistema Protheus, eu postei este tópico para tirar essa dúvida, ou seja, para saber se é necessário pagar o sistema Protheus para ser um Programador ADVPL.

Entendeu?

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário EMERSON.EN EMERSON.EN em 29/03/2020, 11:44 h
Local: SP  Registro: 20/08/2010  Postagens: 670
Problema de lógica:

Uma pessoa está interessada em aprender ADVPL/Protheus.
Ela tem dúvidas se deve pagar pelo Protheus para dominar os recursos da linguagem/sistema, ou se a versão gratuita (usando somente a empresa 99) é suficiente para seu aprendizado.

Sabendo que o sistema Protheus é idêntico, com todos os recursos disponibilizados, tanto na versão paga (comercial), quando na gratuita, tendo como única limitação na versão gratuita o uso de somente 1 empresa (99), podemos afirmar que:

a) Como as versões são idênticas, com todos os recursos disponíveis, é possível tornar-se programador ADVPL apenas com a versão gratuita.

b) Mesmo tendo todos os recursos disponíveis na versão gratuita, ainda será preciso pagar pelo sistema para aprender ADVPL.


Desculpe se parece grosseiro, Clark, mas se você não conseguir responder a isso, melhor iniciar com lógica de programação.
Depois volte aqui e, com a resposta, você saberá o que fazer.


Só um adendo: para testes é possível ter 2 empresas com 3 filiais cada:

Empresa: 99 - Descrição: TESTE - Filial: 01 - Descrição: MATRIZ
Empresa: 99 - Descrição: TESTE - Filial: 02 - Descrição: FILIAL02
Empresa: 99 - Descrição: TESTE - Filial: 03 - Descrição: FILIAL03

Empresa: ZZ - Descrição: TESTE - Filial: 01 - Descrição: EXPRESS
Empresa: ZZ - Descrição: TESTE - Filial: 02 - Descrição: FILIAL02
Empresa: ZZ - Descrição: TESTE - Filial: 03 - Descrição: FILIAL03


Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário WALTERFCAR WALTERFCAR em 30/03/2020, 08:26 h
Local: SP  Registro: 14/10/2015  Postagens: 61
Não, não precisa.

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CRISTIAM CRISTIAM em 30/03/2020, 09:46 h
Local: SP  Registro: 10/05/2012  Postagens: 157
Bom dia a todos os internados em casa :-)

Rapaz, vc está deixando o pessoal sem paciência com vc.

Todas as mensagens que o pessoal postou pra te ajudar estão 100% de acordo com seus questionamentos.

Lembre-se que "não existe almoço grátis". Ninguém faz nada de graça. Eu não trabalho de graça e não recomendo a ninguém que o faça.

Quem lança um software gratuito está ganhando algo sempre... Na propaganda ou no suporte, mas ninguém deixa de ganhar.

Voltando pra TI. É uma área excelente, muito campo. Protheus então? Chove de serviço.

Porém, e tenho certeza que os demais vão concordar, não adianta ser programador se você não conhece regra de negócio.

Baixe o Protheus, instale Protheus, mexa com o Protheus. Quanto mais prática melhor vc fica.


Programador bom Protheus é aquele que entende de regra de negócio. Senão vc faz meleca nas tabelas e detona a integridade.


É isso, escrevi muito.

Boa sorte na sua pesquisa.


atenciosamente

Cristiam

Para postar no Fórum você precisa efetuar o seu login ou se registrar

 Mudar para Fórum

 

 

 
 
   
Pagina Principal Shopping PROTHEUS Tire suas duvidas Vagas Microsiga em todo Brasil Aprofunde seus conhecimentos Noticias Online Fale Conosco Pagina Principal